Header Ads

70 Curiosidades sobre o Universo


A cada dia que passa a astronomia nos surpreende com novas descobertas, mas mesmo assim existem diversos fatos que intrigam principalmente os mais experientes no tema. Confira abaixo 70 curiosidades sobre o nosso vasto universo:

1. Durante 380 mil anos o Universo era composto exclusivamente de plasma e não existiam elementos como conhecemos, que se formaram só depois.

2. A terra só surgiu quando o Universo já tinha mais de 9 bilhões de anos.

3. Nosso Universo possui uma estranha composição: 4% matéria normal, 23% matéria escura e 73% energia escura.

4. Segundo os dados atuais, o Universo se expandirá para sempre, até que se torne uma vastidão totalmente escura e fria.

5. A Terra pesa 5.980.000.000.000.000.000.000.000 kg (cinco centilhões e novecentos e oitenta quatrilhões)

6. O Universo se expande a 1,6 bilhões de km por hora.

7. Há 350 milhões de anos a Lua estava a apenas 18 mil quilômetros da terra. Hoje, está a 400 mil quilômetros, e se afasta 3 centímetros a cada ano.

8. As interferências na televisão são provocadas pelas ondas do Big Bang no início do universo

9. Em Marte, há redemoinhos imensos de poeira todos os dias, que podem chegar a 100 metros de altura.

10. A estrela Eta Carinea emite cerca de 3 milhões de vezes mais energia que o Sol.

11. O Buraco Negro mais pequeno já descoberto, tem apenas 24km de diâmetro. Não te iluda: na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atração muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores.

12. O seu corpo junto do Buraco Negro mencionado acima, se transformaria em um simples fio de espaguete.

13. 45% dos americanos não sabem que o Sol é uma estrela.

14. As estrelas anãs são tão densas, que uma colher feita desse material pesaria tanto quanto um carro.

15. A ultima vez que um meteoro consideravelmente perigoso caiu na terra foi em 15/02/2013, na Russia.

16. A maior estrela do universo já conhecida é a estrela VY Canis Majoria com a dimensão de 2,9 bilhões de quilômetros. Só para ter noção do tamanho, se comparada ao nosso sol, ela tem quase duas mil vezes mais massa

17. Segundo especialistas, o Big Bang não foi uma explosão, e sim uma expansão.

18. Energia solar suficiente para abastecer todo o planeta por 18 anos atinge a superfície da terra todos os dias. Mas a gente só da conta da capturar energia suficiente para abastecer a Europa por 12 minutos. 

19. Cientistas acreditam que eventualmente ocorrem chuvas de diamante em Netuno

20. Existem mais estrelas no céu do que grãos de areia na terra.

21. A luz solar leva 8 minutos e 17 segundo para chegar na terra.

22. O lugar mais frio do sistema solar é Tritão, satélite de Netuno, com a temperatura de -240º C.

23. O telescópio Hubble é tão potente que consegue fotografar uma mosca a uma distância de 13.700 km.

24. Com a tecnologia atual, é possível mandar um homem para Marte, mas impossível trazê-lo de volta.

25. As tempestades de Netuno geram fortes ventos que chegam a 2,400 km por hora.

26. Titã, um satélite de Saturno, é o planeta conhecido mais semelhando a Terra. Porém, impossível de ser habitado.

27. Vênus é o Planeta mais quente no sistema Solar, chegando a 500º C.

28. O maior vulcão conhecido está, acredite, em marte. Ele foi batizado de Monte Olimpo e é três vezes mais alto que o nosso Monte Everest.

29. Hoje, existem cerca de 2.900 satélites em órbita da terra.

30. A Terra já teve um anel, como Saturno. Esse anel era formado de poeira e rochas quentes avermelhadas, mas sumiu dando origem a Lua.

31. O Universo observável contem aproximadamente 100 bilhões de galáxias, e cada galáxia contem cerca de 100 bilhões de estrelas.

32. Cientistas já descobriram um pequeno reservatório de Açúcar em uma nuvem de gás e poeira no centro da Via Láctea.

33. A maior galáxia do Universo conhecida é a IC-1101, com aproximadamente 100 trilhões de estrelas.

34. O Sol possui 99,9% de toda a massa do sistema solar.

35. No início do Planeta Terra, um dia durava apenas 6 horas.

36. Cientistas acreditam que a água surgiu na terra através de cristais dentro de meteoros que caíram na terra há cerca de 3,9 bilhões de anos.

37. No centro da Via Láctea há uma nuvem de poeira chamada Sagittarius B2. Ela é composta de bilhões de litros de álcool que flutuam por lá, e também por moléculas de metanoato de etila. Considerando esses componentes, é possível que se visitássemos a região sentiríamos cheiro de rum e gosto de framboesa.

38. 90% da massa do seu corpo é na verdade poeira estelar, pois todo os elementos exceto o hidrogênio, foram criados nas estrelas.

39. A superfície do sol é misteriosamente mais quente do que o seu interior.

40. Os dias na Lua são escaldantes e as noites extremamente frias. A temperatura varia de -150º C a 120º C.

41. Olhando da terra, é possível distinguir 500 mil crateras na Lua.

42. Todas as estrelas que você enxerga no céu à noite são maiores e mais fortes que o nosso Sol.

43. Eu um universo paralelo você é um parafuso.

44. Em um outro universo paralelo você é maior que o Sol e menor que um sapo.

45. Todos os anos caem cerca de 150 toneladas de meteoritos e fragmentos na Terra. trata-se de uma média de 410kg por dia.

46. Uma viagem só de ida para Alpha-Centauri, a estrela mais próxima do Sol, levaria 70.000 anos. 

47. Se uma estrela está situada a uma distância de 50 anos-luz da Terra, a luz que vemos hoje é aquela que ela emitiu há 50 anos.

48. Como a luz da estrela demora para chegar até nós, é possível que muitas estrelas que vemos na Terra não existam mais.

49. A famosa mancha vermelha de Júpiter é uma tempestade colossal que já dura 400 anos. Detalhe: essa mancha é 2 vezes maior que a terra.

50. A cada minuto, em algum lugar no universo, uma estrela exploda e brilha mais do que toda uma galáxia.

51. A densidade de Saturno é tão baixa que se o colocasse em um enorme copo de água, ele flutuaria. A densidade de Saturno é de 0.687g/Cm3.

52. A Lua aos poucos está se afastando da Terra. A cada ano a Lua se afasta cerca de 3,8cm da Terra, isso é causado pelo efeito das marés

53. A luz que atinge a terra neste momento, tem certa de 30 mil anos.

54. O maior buraco negro já descoberto se chama SDSS J0100 + 2802, e fica no centro de  um quasar. Ele é tão brilhante quanto 420 trilhões de sóis. Não se sabe como se formou, pois nada na fase inicial do universo deveria ter ficando tão grande.

55. Os anéis de saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura, e isso em escala astronómica, é mais fio do que um fio de cabelo.

56. É comum que missões espaciais deixem resíduos no espaço. De ferramentas perdidas a partes das próprias naves, muito desse lixo acaba orbitando o planeta Terra. Estima-se que haja mais ou menos 500.000 objetos considerados lixo espacial.

57. Em 2014, a rota da Estação Espacial Internacional teve que ser alterada três vezes para evitar que ela fosse atingida por lixo espacial se movendo ao redor da Terra a mais de 25 mil quilômetros por hora.

58. Os astronautas que viajam ao espaço não conseguem sentir quando suas bexigas estão cheias, portanto, eles são treinados para fazer xixi a cada duas horas.

59. Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do Sistema Solar que não possuem luas.

60. Se dois fragmentos do mesmo tipo de metal se tocarem no espaço, eles se unirão e ficarão junto para sempre.

61Os cientistas estimam que as pegadas deixadas pelos astronautas das missões Apollo na Lua permanecerão por lá pelos próximos 100 milhões de anos.

62. Estrelas, constelações e galáxias formam somente 4% do Universo. O restante é constituído por matéria e energia escuras.

63. O primeiro grande continente da Terra não foi Pangeia como dizem na escola e nos livros de geografia, foi Rodinia, cerca de 700 milhões de anos antes.

64. Desde 1967 existe um Tratado do Espaço Sideral que regula o direito espacial internacional. De acordo com o texto, todas as nações são livres para explorar qualquer canto do espaço, e ninguém pode reivindicar nada para si. Também proíbe a implantação de armas nucleares no espaço.

65. Cientistas da NASA estão trabalhando no primeiro teste prático para provar a possibilidade de realizar dobra espacial e viagens mais rápidas que a luz. Nessa experiência, não é a nave espacial que está se movendo - é o espaço ao seu redor. Se isso for possível, talvez nem mesmo a distância de milhares de anos-luz impedirá a humanidade de visitar mundos desconhecidos.

66. As interpretações de observações astronômicas em 2014 indicaram que a idade do Universo é de 13,82 bilhões de anos.

67. Existe uma clara diferença entre asteroide, cometa e meteoro.

68. O programa Arthemis da NASA está planejando levar uma missão tripulada para a lua em 2024, e o principal objetivo dessa missão é construir a primeira base humana fora do Planeta Terra.

69. A Voyager 1 foi a primeira sonda a entrar no espaço interestelar, informação oficialmente confirmada pela NASA no dia 12 de setembro de 2013. [Ouça o som do espaço interestelar]

70. A Explosão de Betelgeuse será o único evento astronômico que será possível observar a olho nu. Cientistas afirmam que nos próximos 100 mil anos essa estrela explodira em uma supernova, a explosão poderá ser vista da terra e vai brilhar como a Lua por cerca de 4 meses.