Header Ads

Maslow 2.0 e as necessidades humanas

Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. 

Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica conhecida hoje como Pirâmide de Maslow.

Necessidade Fisiológica: Necessidades básicas do ser humano relacionadas ao organismo, tais como alimentação, sono, abrigo, água, excreção;

Necessidades de Segurança: São apresentadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, emprego estável,  recursos financeiros;

Necessidades Sociais: Amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual, e outros.

Necessidades de Auto-Estima: Autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito, capacidade em executar funções.

Necessidades de Auto-Realização:  Se encontram no topo de pirâmide de Maslow as necessidades de Auto-Realização que são,  moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio, fama;

O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar; tais necessidades são representadas nessa pirâmide hierárquica.

Porem, hoje em dia existe uma nova necessidade humana que poderia entrar para essa pirâmide:  A necessidade da Internet.

Um estudo mundial realizado pela Cisco entre universitários e jovens profissionais aponta que 33% dos entrevistados consideram a Internet um recurso essencial para o ser humano, como ar, água, alimento e moradia. E o relatório considera ainda que mais da metade não conseguiria viver sem a Internet e a cita como uma "parte integrante de sua vida" – em alguns casos, mais importante do que carros, namoro e baladas.

E esse fato da origem a Pirâmide de Maslow 2.0 (imagem acima) onde a necessidade da internet vem logo as necessidades fisiológicas.