Header Ads

Insetos gigantes


Gafanhotos do tamanho de ônibus, produzidos a partir de adubos radioativos, atacam a cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No mundo real, os insetos podem não ser tão grandes quanto o gafanhoto do filme Baginning of the End, de 1957, mas alguns são grandes suficiente para fazer a maioria das pessoas correr para bem longe deles.


Weta - 10 cm, Nova Zelândia.

Weta, uma espécie de grilo pré-histórico gigante. Ele existe na ilha Little Barrir, na Nova Zelândia. São insetos pesados, com um corpo de até 10 centímetros de comprimento, contando com suas pernas e antenas, e pesando cerca de 20 a 30 g. 


Titanus Giganteus - 17 cm, América do Sul.

O Titanus Giganteus não é só o maior besouro já encontrado como também é um dos insetos de maior comprimento, ultrapassando os 17 centimetros sem contar as antenas, chegando a mais de 25 se elas também forem consideradas. Titanus Giganteus é encontrado principalmente na Amazônia.


O bicho-pau gigante - 50 cm, Ásia.

Medindo mais de 50 centímetros com as patas estendidas o Phobaeticus chani é considerado o inseto mais longo do mundo. Até hoje apenas 6 exemplares foram vistos, todos na ilha Bornéu, Ásia. Até onde se sabe ele vive no dossel da floresta, ou seja, a parte mais alta, oque dificulta o trabalho dos pesquisadores já que muitas das árvores da ilha passam facilmente de 30 metros de altura.
Os ovos são os únicos em todo o planeta em que tem o que podemos chamar de asas. A fêmea solta os ovos no ar e eles descem lentamente até o chão ou podem ser carregados pelo vento.


A maior borboleta do mundo - 30 cm, Papua-Nova Guiné.

A Ornithoptera alexandrea - foi descoberta em 1906 na Papua-Nova Guiné. A fêmea é sempre maior que o macho, algumas medindo mais de 30 centímetros de envergadura, enquanto os machos alcançam "apenas" 20 centímetros. O comércio da espécie é proibido, o que não impede que sejam vendidas no mercado negro por alguns milhares de dólares cada. A maior ameaça hoje é a destruição do habitat para plantação de palma, mas em 1950 o monte Lamington entrou em erupção e devastou grande parte da região, sendo o culpado principal pela raridade da maior borboleta do mundo.


A maior lacrainha do mundo - 8 cm, Ilha de Santa Helena

Também chamadas de tesourinhas, as lacrainhas são um grupo particular de insetos. A maior espécies de tesourinha do mundo é a Labidura Herculeana que pode passar dos 8 centímetros.
O habitat natural dela é a Ilha de Santa Helena no sul do Oceano Atlântico, Mas hoje se acredita que esteja extinta ou que restam muito poucas já que nenhuma foi vista desde 1967.
A tesourinha gigante começou a desaparecer quando outros animais foram introduzidos na ilha, principalmente os ratos, gatos e aves. Se ela ainda existe pode ser completamente dizimada devido as projeto para o aeroporto local


Barata Rinoceronte - 8 cm, Austrália.

Macropanesthia rhinoceros, mais conhecida como Barata Rinoceronte, esta espécie é nativa da Austrália, é encontrada em zonas tropicais. Não são as maiores em tamanho, mas são as mais pesadas, são as baratas obesas, e além de grande e gorda. Chegam a pesar 35 gramas e medir até 8 cm de comprimento. Esse inseto gordo pode viver até 10 anos, e para nossa sorte, eles não são considerados pragas.


Vespa Mandarina - 5 cm, Japão.

A Vespa Gigante Asiática ou Vespa Mandarina é a maior vespa do mundo com aproximadamente 5 centímetros de comprimento e cerca de 7 de envergadura. Elas são caçadoras implacáveis e apenas um pequeno grupo tem força suficiente para aniquilar uma colmeia de 30000 abelhas em poucas horas, decapitando os adultos para se alimentar do mel e roubar as larvas para sustentar suas próprias crias. Elas são nativas da Ásia oriental, sendo mais comuns no Japão.


Barata gigante - 9 cm, Panamá.

Com até 9 centímetros, a Blaberus Giganteus está entre as maiores baratas do mundo, muito comum no Panamá onde vivem no silêncio e escuridão das cavernas úmidas e no chão das florestas tropicais. Como não correm nenhum risco de extinção elas são amplamente vendidas como animais de estimação exóticos.