Header Ads

Um novo continente foi descoberto no oceano pacífico: a Zelândia

Há pouco mais de dez anos, Plutão perdeu seu status de planeta e mudou o que vinha sendo ensinado nas escolas durante décadas. Agora é possível que os livros de ciência tenham de acrescentar mais um continente em seus mapas.

Um novo continente, quase completamente submerso, foi identificado por cientistas no sudoeste do oceano Pacífico e batizado como Zelândia. As montanhas mais altas dessa nova região, no entanto, são a Nova Zelândia e a Nova Caledônia, territórios já conhecidos.

Cientistas do instituto neozelandês GNS Science publicaram a descoberta da Zelândia na revista da Sociedade Geológica da América (GSA), duas semanas depois de serem encontrados vestígios de outro continente sob o oceano Índico. A Zelândia cobre uma área de 4,9 milhões de quilômetros quadrados, quase dois terços do tamanho da vizinha Austrália, que tem 7,6 milhões de quilômetros quadrados.

A equipe do GNS Science pesquisa o tema há 20 anos, mas só no início de 2017 conseguiu comprovar, com dados coletados por satélites, que a Zelândia reúne as condições necessárias para ser classificada como continente: elevação sobre a zona circundante, geologia distintiva, uma área bem definida e uma crosta mais espessa que a do leito oceânico normal. Segundo o estudo, as bordas da crosta continental da Austrália e do “novo” continente chegam a ter uma distância de apenas 25 quilômetros entre si.

Para a Zelândia ser reconhecido pela comunidade científica não é preciso apelar a nenhum organismo, nem há uma lista oficial dos continentes existentes – alguns geólogos afirmam que são quatro, enquanto outros defendem que são sete –. O trabalho de Mortimer e sua equipe será validado quando outros cientistas começarem a mencioná-lo em suas pesquisas. “Nós gostaríamos que reconhecessem que mostrar essa parte remota do Pacífico com um continente submerso é mais preciso e informativo do ponto de vista geológico do que o panorama anterior. Gostaríamos de vê-lo no mapa-múndi”, diz o geólogo Nick Mortimer.