Header Ads

Um asteroide avaliado em 5 trilhões de dólares passou "raspando" na terra


Na noite de ontem (19/07/2015) um enorme asteroide avaliado em 5 trilhões de dólares passou próximo a terra.

De acordo com cientistas estadunidenses, o asteroide contém elementos químicos preciosos. No núcleo do corpo celeste há, entre outros metais, cerca de cem milhões de toneladas de platina. Algo que giraria em torno de US$ 5,4 trilhões de dólares.

Uma organização chamada Slooh, que usa telescópios para exibir imagens públicas na internet, forneceu as imagens ao vivo, juntamente com uma discussão sobre o possível valor do asteroide e os garimpeiros espaciais.

A Planetary Resources considera o 2011 UW-158 como um asteroide do tipo 'X', que são compostos principalmente de metal, parecendo ser os restos de grandes asteroides que se separaram totalmente entre núcleo e manto. Muitos deles foram destruídos em colisões enormes na história inicial do Sistema Solar, deixando apenas seus núcleos metálicos resistentes.

Planetary Resources já lançou um veículo de teste de mineração ao asteroide, começando uma missão de 90 dias que vai testar seus sistemas de software e controle. A empresa espera, um dia, fazer a sonda se aventurar pelo sistema solar, prospectando asteroides próximos à Terra, ricos em recursos. O veículo, chamado Arkyd 3 Reflight (A3R), vai testar componentes que permitirão que uma sonda futura possa extrair água de asteroides.


Slooh transmitiu ao vivo a passagem do asteroide pelo nosso planeta terra, você pode conferir nesse link.