Header Ads

Sonda New Horizons finalmente chega a Plutão


Dia 14 de Julho de 2015, uma data histórica na exploração espacial. Pela primeira vez uma sonda espacial, neste caso a New Horizons, visita o longínquo planeta anão Plutão. Plutão foi descoberto em 1930, mas durante todas estas décadas este objeto do Sistema Solar esteve envolto em grande mistério, dada a dificuldade de observação a partir da Terra, mesmo com os telescópios mais potentes. Agora, com a New Horizons, muitos dos mistérios de Plutão são desvendados.

A sonda espacial New Horizons foi lançada para o espaço pela NASA no dia 19 de Janeiro de 2006.

Mais de nove anos depois do seu lançamento, a New Horizons atingiu o seu alvo passando pelas proximidades de Plutão e de seus satélites. A sonda sobrevoou o planeta anão e recolheu diversas fotos e informações que nos irão trazer um maior conhecimento sobre Plutão, como nunca tinha sido possível até agora.

Muitas outras informações e imagens já foram divulgadas sobre o planeta. A que ficou mais conhecida foi essa foto obtida pela New Horizons antes da sua passagem pelo ponto mais próximo de Plutão. Quando a New Horizons obteve esta imagem estava a cerca de 768.000 km da superfície de Plutão.



Depois da passagem da New Horizons pelo ponto mais próximo de Plutão, a NASA divulgou a seguinte foto onde podemos observar com bastante detalhes uma região próxima do equador de Plutão. Onde podemos ver várias montanhas cujos picos chegam a cerca de 3.500 metros de altura. O surpreendente disso é que aparentemente estas montanhas geladas são relativamente jovens, não devendo ter mais de 100 milhões de anos, indiciando que Plutão poderá eventualmente ainda ser geologicamente ativo.


Com essas imagens e informações, a Astronomia da um gigantesco salto, para o compreensão e futuro estudos sobre o último planeta (anão) do nosso sistema solar.


Fonte: NASA