Cientistas descobrem planeta gasoso com 30 anéis


Astrônomos holandeses do Observatório de Leida, em colaboração com um grupo da Universidade norte-americana de Rochester, descobriram o verdadeiro "Senhor dos Anéis".

Em um estudo, divulgado na publicação Astrophysical Journal, os profissionais anunciaram a existência do J1407b, um planeta gasoso fora do Sistema Solar que é circundado por 30 anéis com um diâmetro de 120 milhões de quilômetros.

O corpo celeste está a 420 anos luz da Terra, é pelo menos 10 vezes maior que Saturno e seus anéis pesam o equivalente ao nosso planeta. Para o pesquisador do Observatório de Leida, Matthew Kenworthy, se Saturno "tivesse anéis como os do planeta J1407b, eles seriam visíveis a olho nu de noite e seriam bem maiores que a lua cheia".

O estudo também informou que este enorme cinturão bloqueia cerca de 95% da luz proveniente da estrela J1407 e que um "buraco" em um dos anéis pode resultar no surgimento de uma lua do tamanho de Marte ou da Terra.



Fonte: CNN
________________________________________________________________________________________________________________________