A vida gelada dos Esquimós
Nesta matéria, conheça um pouco sobre a incrível e curiosa cultura dos esquimós.
Os Inuits
No gelo e na neve, submetidos a temperaturas de até -15 ºC. A palavra "esquimó" se refere a grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, ocupando uma faixa litorânea com cerca de 3 mil Km de extensão, que cobre a sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia. Dentre dezenas de etnias, os inuits são os mais populosos. Eles são tão comuns no Canadá e da Groenlândia que lá "inuit" define os moradores das áreas geladas.
O termo "esquimó" é pejorativo - significaria "comedor de carne crua". Mas, segundo Anna Berge, linguista da Universidade do Alasca, "não é certo que essa seja a origem da palavra. Eles mesmos não se chamam de esquimós". Em geral, ele são baixos, com 1,60 m de altura, braço e pernas curtos e fortes. Costumam ser pacíficos e solidários: Todos trabalham para o bem da comunidade, e não existe classes sociais.
Habitat
O mapa abaixo mostra as principais regiões habitadas pelos esquimós no extremo norte do Canadá.
Alimentação
Religião e Crenças
• Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos poderosos, porém, estes não consideram necessários fazer orações.
• Os caçadores esquimós tiram tudo o que lhes é necessário para a sua sobrevivência dos animais. pois eles consideram que o mundo é regido pelos animais.
• Com o intuito de afastar os mais espíritos para a ocorrência de catástrofes ambientais, ou situações desagradáveis e inesperadas, os esquimós partilham sua mulher, com outros visitantes.
• As crianças são muito importantes para os esquimós porque, de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados.
• A forma de sepultar dos esquimós é bastante original e interessante. Quando uma pessoa morre, o seu corpo é colocado no chão, para que a alma possa encontrar o seu caminho para o submundo. No entanto, se uma pessoa morre devido a alguma doença ou enfermidade, o seu corpo é desmembrado e, em seguida, as partes separadas são colocadas em locais diferentes.
• Quando uma pessoa morre, todos os seus valores são levados para fora de casa e colocados a "arejar" para que se desinfectem.
• Para enterrar uma pessoa, o que eles fazem é dobrar o corpo da pessoa morta ao meio e depois colocar o cadáver de lado numa caixa. Esta caixa é então levada em torno de três a quatro metros acima do solo por meio de quatro apoios. A caixa é então pintada com aves, peixes e outros animais.
Meio de transporte
Trajes
Outras curiosidades
• Os esquimós não pertencem a nenhuma nação.
• São nômades.
• Os esquimós casam cedo, aos 14 ou 15 anos é comum já se encontrarem casados.
• Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. Eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupa. Essa é uma das teorias sobre esse beijo dos esquimós que se chama Kunik.
Fontes: Mundo Estranho, [2]
Deixe um Comentário