Header Ads

A assustadora Síndrome da mão alheia


Já imaginou se a sua mão ou o seu braço tomasse vida e pudesse agir por conta própria chegando a te agredir? é isso que acontece com quem sofre desse misterioso distúrbio neurológico chamado Síndrome da mão alheia, também conhecida como Síndrome da mão estranha, ou ainda Síndrome da mão alienígena.

Esta desordem é mais observada em indivíduos que foram submetidos à cirurgia de separação dos hemisférios cerebrais ou ressecção de parte dos mesmos, procedimentos realizados objetivando minimizar os sintomas em casos extremos de epilepsia. Além disso, esta condição também pode resultar de um acidente vascular cerebral, outros procedimentos cirúrgicos cerebrais ou infecções.

Indivíduos com esta síndrome podem conservar a sensibilidade normal no membro afetado, mas embora o paciente saiba que o membro ainda faça parte do seu corpo, o mesmo se comporta de forma completamente diferente do comportamento normal do indivíduo acometido, com o indivíduo sentido que não possui controle sobre o membro. Em outras palavras, a mão atingida realiza movimentos de forma autônoma, sem o conhecimento do paciente.

Um caso famoso mundialmente desta síndrome é a da americana Karen Byrne, de 55 anos, o problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.

Fontes: WikiG1