Header Ads

O que é um Buraco Negro?

A compreensão moderna do buraco negro é baseada na Teoria da Relatividade (1915) de Einstein e mexe com a imaginação de muitas pessoas.

Um buraco negro é basicamente o que sobre quando morre uma gigantesca estrela. Uma estrela é um imenso e incrível reator de fusão, pelo fato de as estrelas serem imensas e feitas de gás, existe um campo gravitacional intenso que tenta constantemente fazê-las entrar em colapso. As reações de fusão que ocorrem no núcleo são como uma gigantesca bomba de fusão que tenta explodir a estrela. O equilíbrio entre as forças gravitácionais e as forças explosivas define o tamanho da estrela.

Quando a estrela morre, as reações de fusão nuclear são interrompidas, pois o combustível para essa reação é consumido. Ao mesmo tempo, a gravidade da estrela atrai a matéria para o interior e comprime o núcleo. A medida que o núcleo é comprimido, este se aquece e cria uma explosão, arremessando para o espaço a matéria e a radição. O que fica é o núcleo altamente comprimido e extremamente maciço. A gravidade do núcleo é tão fore que nem a luz consegue escapar.

Esse objeto literalmente desaparece da visão. Como a gravidade do núcleo é muito intensa, ele se afunda na estrutura do espaço-tempo, criando nele um buraco. E isso é chamado de buraco negro.

O núcleo se transforma na parte central do buraco negro, chamado de singularidade gravitacional. A abertura do buraco é chamada de horizonte de eventos.

Você pode pensar no horizonte de eventos como a abertura do buraco negro. Assim que alguma coisa passa por ela, desaparece para sempre. Uma vez dentro do horizonte de eventos, todos os "eventos" (pontos no espaço-tempo) param e nada, nem mesmo a luz, pode escapar. O raio do horizonte de eventos é chamado de raio de Schwarzchild, assim chamado em homenagem ao astrônomo Karl Schwarzchild, cujo trabalho levou à teoria dos buracos negros.