Header Ads

O ciclo eterno do Universo


Um dos maiores mistérios da humanidade é se universo vai acabar um dia? A teoria mais aceita para essa pergunta é de que o universo continuará a expandir-se para sempre até esfriar-se totalmente e se tornar uma imensa vastidão escura.

Mas uma outra teoria bastante discutida diz que o universo começara ou talvez continuará num ciclo eterno de Big bangs e Big Crunchs.

Big Bang

O Big Bang, também conhecido em português como a Grande Explosão, é a teoria de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado, e desde então tem se resfriado devido grande expansão que continua até hoje. De acordo com as melhores medições já feitas, as condições inicias ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.

Big Crunch

O Big Crunch, ou em português, o Grande Colapso, é uma teoria que diz que em algum momento a expansão do universo vai acabar ou perder as forçar e ele vai passar a encolher pela ação da gravidade, até entrar em colapso sobre si mesmo, e tudo voltar a ser uma singularidade como antes do Big Bang.

O ciclo eterno do universo

Ai entramos na teoria do Ciclo eterno do universo, se essas duas teorias citadas acima forem de fato verdadeiras, podemos dizer que o nosso universo é cíclico e realmente infinito, pois se o universo se contrai voltando a ser o que era antes do Big bang, isso é como se tudo começasse do zero, e a tendência é de tudo explodir novamente resultando e um outro Big Bang, e depois de novo, e de novo, gerando um ciclo sem fim de Big Bangs e Big Crunchs.


Se essa teoria faz sentido para nós, então porque não achar que isso já aconteceu? talvez várias vezes. E que vai acontecer novamente um dia, ou está acontecendo nesse momento!