O ciclo eterno do Universo

Um dos maiores mistérios da humanidade é se universo vai acabar um dia? A teoria mais aceita para essa pergunta é de que o universo continuará a expandir-se para sempre até esfriar-se totalmente e se tornar uma imensa vastidão escura.

Mas uma outra teoria bastante discutida ultimamente diz que o universo começara ou talvez continuará num ciclo eterno de Big bangs e Big Crunchs.

Big Bang
O Big Bang, também conhecido em português como a Grande Explosão, é a teoria de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado devido grande expansão que continua até hoje. De acordo com as melhores medições já feitas, as condições inicias ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.

Big Crunch
O Big Crunch, ou em português, o Grande Colapso, é uma teoria que diz que em algum momento a expansão do universo vai acabar ou perder as forçar e ele vai passar a encolher pela ação da gravidade, até entrar em colapso sobre si mesmo, e tudo voltar a ser uma singularidade como antes do Big Bang.

O ciclo eterno do universo
Ai entramos na teoria do Ciclo eterno do universo, se essas duas teorias citadas acima forem de fato verdadeiras, podemos dizer que o nosso universo é cíclico e realmente infinito, pois se o universo se contrai voltando a ser o que era antes do Big bang, isso é como se tudo começasse do zero, e a tendencia é de tudo explodir novamente resultando e um outro Big Bang, e depois de novo, e de novo, gerando um ciclo sem fim de Big Bangs e Big Crunchs.


Se essa teoria faz sentido para nós, então porque não achar que isso já aconteceu? talvez várias vezes. E que vai acontecer novamente um dia, ou está acontecendo nesse momento!

________________________________________________________________________________________________________________________