Header Ads

Tudo sobre Godzilla - O Rei dos Monstros


Godzilla é um dos símbolos mais reconhecidos da cultura popular japonesa em todo o mundo, sua história está intimamente ligada a críticas sociais e às origens do gênero tokusatsu. Apesar da sua popularidade ter enfraquecido ao longo dos anos, Godzilla remanesce como uma das franquias mais importantes da história do cinema japoneses. 

Agora, um dos monstros mais famosos do cinema vai estar mais uma vez no centro das atenções de todo o mundo, dessa vez ainda maior e mais assustador.

Estou falando do filme Godzilla vs Kong, que tem estreia marcada para o dia 08 de Abril. 

E aproveitando todo esse hype que está rolando em volta desse super lançamento, confira nesta matéria tudo o que você precisa saber sobre o rei dos monstros.

Criação e origem do nome


Godzilla é uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishirō Honda, e do mestre em efeitos especiais Eiji Tsuburaya. Teve seu primeiro filme lançado no Japão em 1954, chamado de "Gojira".

O longa foi um dos precursores do gênero tokusatsu e continha nas entrelinhas de sua história uma forte crítica contra as armas nucleares, que arrasaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki menos de 10 anos antes.

A palavra “Godzilla” é a tradução de “Gojira”, nome que une duas palavras em japonês: “gorira”, que significa “gorila”; e “kujira”, que significa “baleia”.

Nascimento e Características


No contexto dos filmes japoneses, as origens exatas de Godzilla variam, mas geralmente é descrito como um enorme e violento monstro marinho pré-histórico despertado por uma explosão nuclear e fortalecido pela radiação liberada.

Na versão ocidental, Godzilla é apresentado como uma criatura pré-história criada pela natureza, com milhões de anos de idade, que se alimenta de radiação, e vive adormecido no fundo do mar.

Aparência
Godzilla é uma criatura anfíbia reptiliana gigantesca, baseado nos conceitos de um dinossauro. Apesar de seu porte ereto, tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte, as placas ósseas dorsais de um estegossauro e a cauda de um crocodiliano. Seu corpo é coberto de escamas impenetráveis às armas humanas.

Godzilla às vezes é retratado como verde em quadrinhos e desenhos animados. Mas a sua versão mais famoso, geralmente usada em filmes, é na cor cinza escuro, com placas dorsais brancas ou de cor semelhante ao resto do corpo.



Tamanho e Peso
O tamanho de Godzilla é inconsistente, mudando de filme para filme. No filme original de 1954, Godzilla foi dimensionado para ter 50 metros de altura. Isso foi feito para que ele pudesse apenas espiar os maiores edifícios de Tóquio na época. Na versão americana de 1956 , Godzilla é estimado em 122 metros.

Em Godzilla: Planeta dos Monstros (2017), a altura do monstro foi aumentada para 300 metros, a mais alta para o personagem até o momento. E em Godzilla: Rei dos Monstros (2019), a sua altura foi diminuiu para 119,8 metros.

Seu peso no entanto nunca foi um detalhe importante, mas informações como "perfis de personagens" de revistas e sites na internet, representam Godzilla pesando entre 20.000 e 60.000 toneladas, algumas vezes chegando até 90 toneladas!

Rugido
Os rugidos de Godzilla, sua marca registrada, foram feitos por Akira Ifukube tocando um contrabaixo com um objeto de borracha.

Habilidades


A arma característica de Godzilla é o seu "Sopro Atômico de Energia". Energia nuclear que ele gera dentro de seu corpo. Usando força eletromagnética para concentrá-lo como um projétil de alta velocidade semelhante a um laser e o liberando de suas mandíbulas na forma de um feixe radioativo azul ou vermelho.

Godzilla é anfíbio, tem preferência por atravessar a Terra pelos grandes oceanos, quando em hibernação ou migração, pode respirar debaixo d'água. Godzilla também demonstra ter grande vitalidade, resiste a altas temperaturas, e é imune a armamentos convencionais graças à sua pele robusta e capacidade de regeneração. Como resultado de sobreviver a uma explosão nuclear, não pode ser destruída por nada menos poderoso que isso.



Vários programas de televisão, quadrinhos e jogos retrataram Godzilla com poderes adicionais, como um pulso atômico, magnetismo, precognição, bolas de fogo, uma mordida elétrica, velocidade sobre-humana, feixes de laser emitidos de seus olhos e até mesmo o vôo.

Inimigos



Conforme o tempo foi passando, os produtores foram adicionando outros monstros para que Godzilla enfrentasse em seus filmes, em um espetáculo de efeitos especiais e muita destruição de cidades.

Os mais famosos são Rodan, que se assemelha a um pterodátilo, Mothra, uma enorme mariposa, e Ghidorah, um dragão dourado de três cabeças. Os três apareceram no filme, Godzilla 2: Rei dos Monstros.

King Kong também já foi um de seus inimigos, em um filme de 1963 produzido nos Estados Unidos. Em Godzilla vs Kong, os dois voltarão a se enfrentar.

Godzilla também já enfrentou uma versão robótica de si mesmo, o MechaGodzilla, nos cinemas em 1974, o duelo fez tanto sucesso que tornou a aparecer em outros filmes.

Reconhecimentos


Godzilla tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, desde 2004.

Em 2015, o monstro foi nomeado embaixador do turismo pelo distrito de Shinjuku, em Tóquio, e também ganhou sua merecida cidadania japonesa, com direito a certificado e tudo.

O personagem, ou pelo menos sua cabeça, pode ser vista em tamanho real na cobertura do prédio do estúdio Toho, em Shinjuku, no Japão.

Fontes: Legião dos Heróis, Wikipédia