Header Ads

Anomalocaris - O primeiro super predador da história


A 500 milhões de anos, criaturas marinhas fugiam de um monstro aterrorizante: um gigantesco camarão primitivo, com visão super desenvolvida. É um dos animais conhecidos mais antigos a ter olhos compostos, a marca registrada dos insetos modernos e crustáceos. Seu nome é Anomalocaris - que significa "estranho camarão".

Anomalocaris era carnívoro e foi um verdadeiro gigante dos mares Cambrianos (fim da era geológica paleozóica), provavelmente alcançou o status de predador do topo da cadeia alimentar. Para apanhar suas presas, principalmente trilobitas, ele usava suas garras ágeis de até 7 centímetros, que o permitiam agarrar suas presas e coloca-las ma boca.

Para sua época, o Anomalocaris era uma criatura gigantesca, alcançando de 60 centímetros a 1 metro de comprimento. Possuía uma cabeça grande, olhos compostos e uma boca em forma de disco, que poderia se contrair para esmagar a presa. Locomovia-se com movimentos ondulantes de seus lóbulos das laterais do corpo e com um impulso da calda




Fósseis do Anomalocaris foram descobertos no canada, China, EUA e Austrália. A descrição dos primeiros fósseis fragmentados, é um tanto curioso: inicialmente a cauda foi confundida com um camarão, a boca identificada com uma água-viva e o corpo confundido com ma esponja. Somente cerca de 80 anos depois constatou-se que os três animais formavam apenas um.


Fontes: Wikipedia, FPH