Header Ads

Rover Perseverance está registrando os sons de Marte


O Rover Perseverance, da Nasa, pousou em Marte no dia 14 da fevereiro de 2021, e desde então vem enviando informações que está auxiliando os cientistas a compreenderem algumas características do Planeta Vermelho.

Entre elas, estão sons, como o ruído que vem do choque entre as rodas de metal do equipamento e a superfície marciana, que dá indícios de quão rígidas são as rochas que compõem o solo do planeta. O Rover também gravou o som de laser sendo disparados em rochas marciana, e o som de ventos no planeta.

Durante a maior parte da história da humanidade em Marte, o avanço da ciência tem sido uma experiência silenciosa; vimos fotos dos céus e das dunas vermelhas solitárias, mas nunca ouvimos o solo sendo triturado sob as rodas de um veículo espacial ou o tilintar metálico de seus movimentos.

O primeiro áudio gravado pelo rover em Marte.

Os ventos marcianos

Perseverance disparando lasers em rochas marcianas


A Perseverance gravou os sons do laser a uma distância de 3,1 metros da rocha-alvo. Os sons produzidos pelos pulsos de laser variam, permitindo aos cientistas inferir várias características físicas do alvo, como a dureza.

A gravação abaixo foi feita durante um percurso de cerca de 30 metros, percorrido em 7 de março. Duas versões da gravação foram liberadas pela Nasa. Uma com 16 minutos do áudio bruto e outra editada, com 90 segundos, condensada e com os sons processados para mais clareza



A Perseverance está a pouco mais de um mês em Marte, e a equipe do Mars 2020 está ativando sistematicamente cada um dos diversos instrumentos do rover para garantir que eles estejam funcionando corretamente e configurados para a fase científica da missão. A Perseverance passará os próximos dois anos ou mais explorando a Cratera de Jezero em busca de sinais de vida antiga.

Essas explorações são importantes do ponto de vista geológico, mas também do ponto de vista astrobiológico. Rochas na cratera de Jezero, um antigo lago, podem conter fósseis ou outros biomarcadores indicativos de vida microbiana antiga. Considerando que o principal objetivo da missão Curiosity era determinar se Marte já foi habitável, o rover Perseverance está, por sua vez, procurando evidências de alienígenas antigos

Foto tirada no dia 5 de março de 2021 mostra os rastros da primeira viagem do Rover.

Próxima etapa da missão

A próxima etapa da exploração do Perseverance inclui colocar no ar o pequeno helicóptero Ingenuity. O modelo, que pesa cerca de dois quilos, será capaz de registrar novas imagens e vídeos de Marte e auxiliar o rover na coleta de materiais.

Por enquanto, o helicóptero está preso à parte inferior da sonda e tentará voos de demonstração assim que a equipe encontrar uma boa localização, o que deve ocorrer na primeira semana de abril, segundo previsões da Nasa.

Para mais informações, você pode seguir o Twitter oficial da Missão, ou entrar diretamente no site da Nasa.

Fonte: Gizmodo, NASA