Header Ads

Megalodon - O terrível tubarão gigante


O famoso Megalodon (Carcharodon megalodon) é classificado como o maior tubarão que viveu nas águas da Terra, além de ser um dos maiores vertebrados da história do planeta. Esses monstros marinhos dominavam os oceanos desde 28 até 1.6 milhões de anos atrás, e foram extintos durante o período Pleistoceno.

O monstro dos sete mares

Para se ter uma ideia da monstruosidade desses tubarões, um tiranossauro-rex pareceria completamente inofensivo frente à eles. Alguns de seus dentes encontrados tinham mais de 17 centímetros de altura, e reconstruções de restos fossilizados sugerem que os megalodons podiam atingir comprimentos de até 20 metros. O animal estava no topo da cadeia alimentar, se alimentando de presas grandes, como baleias e golfinhos.

Não se sabe muito sobre a dieta do Megalodonte, mas os pesquisadores já descobriram uma vértebra de uma baleia que viveu na mesma época que ele. As vértebras apresentavam marcas de mordidas feitas por dentes serrilhados. Analisando os dentes encontrados do Megalodonte, os cientistas perceberam que as marcas correspondiam com suas serrilhas. Com isso, podemos concluir que o C. Megalodonte preferia presas grandes que o satisfaze-se.

Análises de fósseis também revelaram que o megalodon vivia em uma variedade de ambientes marinhos, mas preferia águas quentes. E apesar de já serem extintos a aproximadamente 1,6 milhões de anos atrás, muitos ainda acreditam que o monstro marinho ainda existe nas águas profundas dos oceanos.


Lendas e rumores

Muitas pessoas ainda não acreditam que o Megalodon não foia extinto. Há rumores de que a espécie ainda continua vivendo nas zonas abissais dos oceanos. Para elas, a zona abissal tronou-se um refúgio adaptativo para os Megalodontes após as mudanças climáticas no planeta Terra, como também as migrações de suas presas.

Fontes: Universo Racionalista, Mega Curioso