Astrônomos descobrem uma estrela feita de diamante do tamanho da terra

Já imaginou um diamante do tamanho da terra? pois é, por incrível que pareça existe sim. Uma equipe de astrônomos identificou no espaço uma estrela do tamanho da Terra feita de diamante. O astro, possivelmente, é a mais fria e mais fraca estrela anã branca já detectada. Por ser tão fria, seu carbono se cristalizou formando um planeta de diamante.

"É um objeto realmente notável", disse David Kaplan, um professor da Universidade de Wisconsin-Milwaukee. "Estas coisas devem estar lá fora, mas como são fracas acabam sendo difíceis de encontrar."

Kaplan e seus colegas descobriram está estrela usando os telescópios do National Radio Astronomy Observatory (NRAO), Green Bank (GBT), Very Long Baseline Array (VLBA), bem como outros observatórios.


Anãs brancas são resultado do estado final de estrelas extremamente densas, como o Sol. E em algum momento, elas entram em colapso para formar um objeto aproximadamente do tamanho da Terra. Composta principalmente de carbono e oxigênio, anãs brancas esfriam lentamente e desaparecem ao longo de bilhões de anos. Esta estrela tem provavelmente a mesma idade que a Via Láctea, isto é, cerca de 11 bilhões de anos.

Os pesquisadores calcularam que a anã branca não seria mais do que 2.700°C. O Sol, em seu centro, é cerca de 5.000 vezes mais quente.

Fonte: UOL
________________________________________________________________________________________________________________________