12 coisas que só existem por causa da NASA

A NASA como todos sabem, é um agência focada na exploração e descoberta espacial. Porem, desde a década de 70 ela vem criando uma grande quantidade de tecnologia e invenções, que por algum motivo, acabaram caindo no uso popular, e hoje são coisas de grande importância para o nosso cotidiano.

Confira abaixo e se surpreenda com a as coisas comuns que só existem graças à agência espacial norte-americana.

Aparelho Ortodôntico invisível
Feito de alumina policristalina translúcida (TPA), um material desenvolvido pela Nasa para proteger a antena infravermelha de mísseis de rastreamento térmico, os aparelhos ortodônticos invisíveis são usados por aqueles que não querem um sorriso metálico, geralmente usado por celebridades.

Lentes resistentes a arranhões
Provavelmente a lente dos seu óculos é feita sobre essa tecnologia, que foi desenvolvida primeiramente pela NASA para proteger seus equipamentos espaciais e capacetes de astronautas.

 Espuma de Tempur
A espuma Tempur, que tem memória de forma, foi desenvolvida para revestir os bancos das naves espaciais e hoje está presente em colchões, travesseiros e bancos de carro e de moto.

 Termômetro Auricular
Até a década de 1990 podia ser bem desconfortável medir a temperatura, mas a empresa Diatek aproveitou descobertas da Nasa para criar um sensor infravermelho para medir a temperatura que irradia do tímpano.

 PalmilhaAs botas espaciais sempre tiveram um tipo de palmilha para absorver os impactos, que depois acabou sendo incorporada em vários tênis esportivos.

 Detector de Fumaça
A Nasa e a empresa Honeywell desenvolveram o detector de fumaça para a primeira estação espacial americana.

 Uniforme de Bombeiro
O trajes usados pelos bombeiros para combater incêndios são feitos de um tecido resistente ao fogo desenvolvido para uso em roupas espaciais.

 Filtro de água
Embora a filtragem de água já existisse desde a década de 1950, a Nasa aperfeiçoou a técnica usando carvão ativado com íons de prata que limpam a água e afastam ameaças, impedindo futuras contaminações.

 Câmera de celular
Isso mesmo, praticamente 1/3 dos celulares com câmera usa uma tecnologia desenvolvida para câmeras espaciais.

 Comunicação à distância
Antes de enviar um homem ao espaço, a Nasa precisava se certificar de que conseguiria se comunicar com ele, e fez isso usando satélites. Iguais às centenas que hoje são usadas por empresas de telecomunicações no mundo todo.

 Joysticks
Os controles de joysticks são usados para muita coisa hoje em dia, principalmente para vídeo games. Provavelmente os controles que você usa no seu Playstation ou do seu Xbox evoluíram de uma pesquisa para desenvolver um controle para o veículo lunar Apollo.

 Aspirador de pó
 Na década de 1960, a Black & Decker inventou um aspirador de pó portátil chamado Dustbuster, enquanto desenvolvia ferramentas para a Nasa. Desde então, diversas empresas pegaram carona na ideia.

Fonte: NASA Spinoff
________________________________________________________________________________________________________________________