Ouça o som do espaço interestelar

A Voyager 1 finalmente deixou o sistema solar. E nos presenteou com algo incrível - gravações de áudio do espaço interestelar.

Os "sons", transmitidos pelo Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, que você vai ouvir, refletem a detecção do denso gás ionizado (o "plasma interestelar", que preenche o espaço entre sistemas de estrelas como o nosso e, digamos, Alpha Centauri) tomada pelo instrumento de onda de plasma da Voyager. Ouça agora:


A trilha sonora reproduz a amplitude e a frequência das ondas de plasma "ouvidas" pela Voyager 1. As ondas detectadas pelas antenas do instrumento podem ser amplificadas e reproduzidas através de um altifalante. Estas frequências estão dentro da faixa ouvida por humanos.

Esses gritos estridentes e espectrais foram os que ajudaram a equipe da Voyager a determinar a densidade do meio interestelar, e finalmente deduzir que a nave tinha realmente deixado o sistema solar.

Fonte: io9

________________________________________________________________________________________________________________________