Cientistas criam a maior simulação do universo já feita
Esse modelo cósmico simula as mudanças em larga escala da estrutura do Universo, traçando 13 bilhões de anos de evolução iniciados a 12 milhões de anos após o Big Bang. O modelo de computador chamado illustris é especial porque abrange uma grande área, um cubo cósmico com cerca de 350 milhões de anos-luz de cada lado. Esse time-lapse que você vai ver logo abaixo nos dá uma oportunidade única de entender e de contemplar a evolução do Universo ocorrida durante 13 bilhões de anos.
Para a simulação, Vogelsberger (pesquisador do MIT) e sua equipe foram capazes de modelar o comportamento da matéria escura e da energia escura, as substâncias misteriosas que compõem cerca de 95% do Universo. Eles também modelaram a maneira que a matéria bariônica (matéria composta de prótons, elétrons e nêutrons) se comporta. O modelo, na verdade, é muito parecido com o que os cientistas observam no Universo real.
A equipe de investigação usou 8.192 núcleos de computadores, e cada um desses núcleos tem a mesma potência de um computador desktop convencional. Todos eles, funcionando simultaneamente, criaram a animação. É possível notar como a distribuição das galáxias mudaram ao longo do tempo. Para criar uma simulação como essa utilizando um único computador convencional, levaria aproximadamente 2.000 anos, porém, utilizando o núcleo de informática, a Illustris pôde finalizar essa simulação em apenas seis meses.Cada partícula de gás na simulação Illustris representa 1 milhão de massas solares. Embora isso possa soar como baixa resolução, na verdade representa uma visão incrivelmente detalhada da evolução do cosmos, disse o astrofísico Michael Boylan.
Fonte: Harvard
Deixe um Comentário