Header Ads

O que é a metéria escura?


Calcula-se que 95% da massa do universo é composta de um material que os cientistas não podem observar diretamente, a chamada matéria escura, este ingrediente bizarro e misterioso não emite luz ou energia. Então, por que os cientistas pensam que ela existe?


Uma definição aceita do que seria matéria escura é que ela seja um tipo de matéria que explica a grande parte da massa total do universo. A matéria escura não pode ser vista diretamente com telescópios; evidentemente não emite nem absorve radiação eletromagnética de luz ou de qualquer outro tipo, em qualquer nível significativo o que lhe rende o nome de matéria escura.


Embora ela não possa ser vista é possível mensurar a força gravitacional que ela emite, motivo esse que sustenta a hipótese de sua existência.

Em meados dos anos de 1930, o astrônomo húngaro Fritz Zwicky, calculou a massa de certas galáxias, o calculo o levou a perceber que a massa que ele havia calculado era cerca de quatrocentas vezes maior do a massa obtida pela observação das estrelas, Essa seria explicada pela massa de matéria escura.

Segundo os cálculos de Fritz, a matéria escura não seria apenas mais um detalhe na composição do Universo, e, sim, seu principal ingrediente.