As 10 maiores explosões conhecidas pelo homem
Explosões são causa de fascínio terror há séculos, sejam artificiais ou naturais. A seguir veja as 10 maiores e mais destruidoras explosões já vistas (ou conhecidas) pelo homem.
10º - FOAB (Pai de todas as bombas)
Essa bomba provoca a maior explosão conhecida por uma arma de origem não-nuclear. Apelidada de "pai de todas as bombas", este artefato russo consegue produzir explosão equivalente a 44 toneladas de TNT, com poder destrutivo próximo das bombas nucleares. A "vantagem" do uso deste tipo de bomba é o fato de não gerar nenhum tipo de radioatividade. Essa bomba foi desenvolvida na época da corrida armamentista dos Estados Unidos contra a antiga União Soviética
Os americanos criaram primeiro a MOAB (mãe de todas as bombas), com podes equivalente de explosão de 11 toneladas de TNT. Os russos correram e fabricaram a FOAB (pai de todas as bombas) para provocar os americanos, exibindo uma arma com poder equivalente quase 4 vezes maior. Os Estados Unidos garantiram na época que tudo não passava de um truque publicitário para provocar intimação, acusando a Rússia de exagerar e forjar provas nos testes com a nova bomba para mostrar ao mundo que eram superiores aos americanos.
9º - A escala menor
Outro objetivo era identificar se existia a possibilidade de danificar alguns dispositivos de hardware. Na foto é possível observar um Phantom f 4 (caça aéreo) que foi utilizado como parte do teste. Existe uma "briga" entre os Estados Unidos e a Inglaterra se este evento foi ou não a maior explosão convencional já realizada. O livro dos recordes mundial classifica a Inglaterra como detentora do título com uma explosão que utilizou 6.700 toneladas de arsenal que teria sobrado da Segunda Guerra. Apesar da Inglaterra ter utilizado maior quantidade de explosivos, os Estados Unidos ficaram registrados como maior explosão convencional pela força de impacto ter superado as explosões realizadas pelos britânicos.
8º - O evento Tunguska
Cientistas do mundo todo comentaram durando décadas sobre o assunto, e muitos não acreditavam que a Rússia pudesse na época produzir uma bomba tão destrutiva. Teorias de Conspiração à parte, estudiosos na época cogitaram que a explosão poderia ser sido provocada por um meteoróide (fragmento de corpo celeste que vaga pelo espaço) que supostamente teria se chocado com aquela região. O fato é que nenhuma cratera foi encontrada, existindo apenas uma área de 2,150 km quadrado com árvores completamente caídas, formando uma imensa clareira.
7º - Tsar Bomba
O poder dessa bomba foi inacreditavelmente grande. Apesar do teste ter sido realizado em uma região completamente isolada ao norte da Rússia, na cadeia de ilhas Novaya Zemlya, conseguiu provocar danos em uma cidade a 55 km de distância, deixando a região completamente nivelada, derrubando casas e arvores. O impacto foi tão colossal que provocou em edifícios da Noruega e Finlândia! A nuvem de cogumelo formada alcançou 64 km de altura, provocando uma onde de choque que foi sentida por diversos países.
Para vocês terem uma ideia melhor do quanto poderosa foi essa bomba, vamos compara com a famosa bomba Little Boy, que avassalou Hiroshima em 1945
6º - Erupção do Monte Tambora
O Monte Tambora, localizado na cidade de Sambawa, Indonésia, entrou em erupção no dia 5 de abril de 1815 provocando a mais destrutiva explosão já vista pelo homem nos tempos históricos. O impacto alcançou o equivalente a 800 megatons de TNT, sendo 14 vezes mais potente que a Tsar Bomba. A explosão foi ouvida da ilha de sumatra, localizada a 2.600 km de distância. O vulcão criou uma coluna de cinzas com 43 km de altura, despejando cinzas por boa parte do globo terrestre.
As cinzas bloquearam os raios do sol, fazendo do ano de 1816 o segundo ano mais frio da história. ocorreram grandes quebras de safras e milhões de pessoas passaram fome na Europa e América do Norte. Estimativas dizem que 10 mil pessoas morreram instantaneamente e 70 mil morreram em decorrência das mudanças climáticas.
5º - Extinção dos dinossauros
Ocorrido há cerca de 65 milhões de anos, entre evento do cretácer-Terciário provocou a extinção de milhares de organismos, em especial os famosos dinossauros. Os cientistas imaginam que esta explosão ocorreu por um impacto de um meteoro, que teria caído na Península de Yucatán no México, chamada de cratera de Chicxulub. O impacto calculado em 95 teratons, isso é o equivalente a 1 milhão e 700 mil bombas de hidrogênio fabricada pelos russos (Tsar bomba).
Isso faz desta explosão, a maior de todas já ocorridas na Terra. Mesmo que nenhum humano tenha presenciado, existem provas geológicas suficientes que embasam as teorias e levam ao fato.
4º - GRB 080319B (raio gama)
Trata-se de explosões de raio gama, conhecidas por serem as maiores do universo. Oque causa uma explosão deste tipo não é totalmente explicado pelos astrônomos, embora eles afirmem que todo o processo está ligado a formação de supernovas extremamente grandes. As explosões de raios gama duram no máximo 40 segundos.
No dia 19 de março de 2008, uma explosão chamada de RGB 080319B, foi tão colossal que era possível observá-la a olho nu. O fato aconteceu em uma distância de aproximadamente 1,5 bilhões de anos-luz. O impacto da explosão é calculado pelos astrônomos de uma forma inusitada. Segundo eles, o impacto gerado seria o mesmo se fosse possível pegar 10 mil estrelas com o nosso sol e detonar tudo em uma única vez!
No dia 16 de setembro de 2006, astrônomos descobriram a maior supernova do universo, chamada de SN2006gy. Uma supernova ocorre quando todo o combustível de uma estrela acaba e ela colapsa contra si mesma, explodindo violentamente. A explosão em questão ocorreu a 230 milhões de anos-luz, em uma escala de 150 vezes mais pesada que o nosso sol. A energia liberada foi de centenas de milhões de megatons. Para que você compreenda, isso significa que esta explosão se igualou a quantidade de energia liberada, por um minuto, por todas as estrelas do Superaglomerado de Galáxias de Virgem.
Segundo as teorias, quando mega estrelas como essa explodem, ainda exste um pouco de combustível em seu interior, o que permite que ela colapse contra si mesmo após a explosão. Este combustível restante pode continuar existindo durando o colapso até chegar ao volume zero, o que daria origem a um buraco negro.
2º - GRB 0800916C
O universo é um local estranho, inacreditavelmente grande e cheio de mistérios difíceis para a mente humana compreender. A explosão mais colossal já presenciada pelo homem ocorreu a 12,2 bilhões de anos-luz de distância. Um ano-luz equivale a 1,5 trilhões de km. Isso significa que a explosão ocorreu a 115.900.000.000.000.000.000.000 km de distância do nosso planeta, e mesmo assim fomos capazes de visualizá-la.
Essa grande explosão de raio gama durou 23 minutos, uma quantidade de tempo extremamente grande, liberando energia superior a soma de boa parte da energia da maioria dos aglomerados das galáxias. Para que você compreenda, isso equivale ao mesmo que explodir 1 trilhão de bombas de hidrogênio fabricada pelos russos, por segundo, durante 110 bilhões de anos.
1º - O Big Bang
O campeão das maiores explosões conhecidas pelo homem certamente é o Big Bang. nada que existe no universo foi maior que ela. Na verdade, o Big Band não foi propriamente uma explosão, pois este termo é usado quando a matéria se move através do espaço, de um ponto de alta pressão para um ponto de baixa pressão, fazendo isso em uma grande velocidade.
Como não existia nada, absolutamente nada (segundo teóricos) antes dele, pode se aformas que tudo que existe ainda é o Big bang, e como o universo ainda está e expansão, podemos afirmas que o Big bang ainda está ocorrendo. Um grande equívoco sobre o Big bang é uma pessoa que ele explica como o universo começou. Na verdade ele só explica como o espaço se expandiu segundos depois que o universo começou.
Segundo os cosmólogos, ele ocorreu há cerca de 13,9 bilhões de anos, através da explosão de um átomo inacreditavelmente denso. A densidade deste átomo é tão grande, que fica impossível com palavras expressar a grandiosidade do evento.
Fonte: Jornal Ciência
Deixe um Comentário