Header Ads

Quantos anos viviam os dinossauros?


Quanto tempo vivia um dinossauro? Pode parecer uma pergunta de resposta fácil, mas não é, infelizmente a resposta é difícil de precisar. Os ossos deixados pelos dinossauros podem, em geral, nos dar uma ideia da fase na qual ele morreu, ou seja, se era uma filhote, um adolescente, um adulto ou mesmo um velho. Mas precisar a idade é uma tarefa muito mais complexa, até mesmo para o paleontólogos.

Alguns especialistas tentam, através de diferentes métodos estabelecer o período de longevidade dos dinossauros. Um dos mais usados é o dos anéis de crescimento.

Sabe-se que muitos dinossauros grandes, incluindo os Saurópodes e Estegossauros, apresentavam ossos, quando cortados transversalmente, com subdivisões ou anéis. Esses anéis também estão presentes na maioria das árvores. Cada um deles representa um intervalo de tempo onde houve deposição de material durante o desenvolvimento. Nas árvores ao se contar o número de anéis pode-se estabelecer a idade das mesmas. Entre os dinossauros que possuíam tais anéis pôde-se fazer o mesmo.


Utilizando esse critério, os especialistas acreditam as espécies com a maior expectativa de vida são os Saurópodes, podendo passar facilmente dos 100 anos de idade.

Em outras espécies a precisão é mais difícil, nesses casos a estimativa baseia-se no tamanho do mesmo e da comparação com espécies atuais. Acredita-se que a longevidade de um animal esteja relacionada com seu tamanho.

Entre os Iguanodontes, Ceratopsianos e Hadrossauros a idade máxima deve ter sido entre 40 e 50 anos. Essa mesma idade pode ter sido a limite para grandes carnívoros como os Tiranossauros e Alossauros.

Animais como Hipsilofodontes, Ornitomimossauros e Therizinosaurus podem ter vivido até 35 anos. Os raptores e troodontes devem ter vivido até no máximo 20 anos. Como acontece nos dias de hoje, em geral os menores animais são os que tem uma menor expectativa de vida. Dinossauros como o Compsognathus e o Sinosauropteryx deve ter atingido a velhice com apenas 7 anos. 


Além disso devemos lembrar que raramente em estado selvagem os animais chegam à velhice. Na maioria dos casos eles morrem bem antes, vítimas de predação, de brigas ou de doenças. No mundo dos dinossauros poucos conseguiram provar os limites da longevidade. Por isso é quase impossível que saibamos a idade exata na qual esses já extintos animais poderiam chegar.