Header Ads

Doppelgänger, o seu sósia fantasma

Hoje, vamos falar de Criptozoologia, uma pseudo-ciência que estuda a possível existência de criaturas lendárias, criaturas que muita gente acredita que possam existir, pois, apesar de altamente improváveis, contam com relatos de testemunhas que os teriam flagrado em suas raríssimas aparições, tais como o Monstro do Lago Ness, Pé Grande, Slander-man, Chupacabra, etc..

O Doppelganger

 O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga), os seus primeiros relatos começaram na Alemanha, mas hoje existem várias teorias do que se trata essa criatura misteriosa.



A mais famosa, alega que o Doppelgänger tem o poder de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe, e então passa a acompanhar (como dando uma ideia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, desde as características físicas até mesmo as suas características internas mais profundas.

Acredita-se também que o doppelgänger representa o lado negativo, que tenta estimular a pessoa a fazer coisas erradas, influenciando a pessoa a fazer aquilo que normalmente ela não faria.

Uma outra teoria ainda mais terrível diz que em algum lugar no mundo, existe alguém igual a você para manter o equilíbrio e que essa pessoa vai ter características completamente contrárias a sua. Não que essa pessoa sejam totalmente ao contrário em suas atitudes mas sua carga molecular seria. Em que isso resulta, a teoria não sabe explicar. Porém, um item bastante claro é que, encontrar pessoalmente o seu Doppelgänger significaria a morte de ambos.



Um caso famoso bastante curioso de Doppelgänger aconteceu com uma professora de 32 anos chamada Emilie Sagée. 

Ela alega ter visto seu Doppelgänger do outro lado da janela da sua sala de aula. Os seus alunos também viram o Doppelgänger da professora e ficaram chocados. O Doppelgänger da apareceu quando ela escrevia no quadro-negro. Seu Doppelgänger já aparecia regularmente no refeitório e nos corredores da escola. Esse acontecimento resultou na demissão da professora. O caso foi contado pelo escritor americano Robert Dale Owen.

A ciência explica o Doppelgänger como uma doença mental chamada “Delírio de Fregoli”. A síndrome foi caracterizada como uma condição na qual a pessoa acredita que um ou mais pessoas que lhe são familiares (conhecidas), usualmente perseguidores, repetidamente modificam sua aparência e passam a ocupar outros postos, por exemplo: de médico, carteiro, vendedor, etc. Portanto, para o portador da síndrome justificando como é possível ao seu perseguidor estar nos diversos ambientes dele, disfarçado.

Já os ufologos, alegam que isso é na verdade, indícios de uma invasão alienígena.