Dia da Toalha - Um tributo a Douglas Adams

Hoje, dia 25 de maio, se comemora internacionalmente o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd ou Star Wars Day. Um dia importante para qualquer nerd que se preze, um dia para você relembrar aqueles clássicos do cinema ou aqueles jogos antigos que desenvolveram a sua personalidade nerd.


A Toalha
Esse dia foi escolhido para homenagear o escritor britânico Douglas Adams e suas obra mais célebre "O Guia do Mochileiro das Galáxias" ma qual além de narrar a "trágica" aventura de Arthur Dent, identifica a toalha como o utensílio imprescindível a todo mochileiro da galáxia; isso por que a toalha pode ser usada como agasalho, como capa, como turbante, como forro, como escudo, como arma, como símbolo, etc... e, o que é mais extraordinário, pode ser usado também como toalha.

Se você não percebeu a ironia ou não conseguiu compreender a profundidade da expressão “nada de pânico, eu trouxe minha toalha” você realmente não é um NERD de verdade.

Eis o que o Guia do Mochileiro das Galáxias diz sobre toalhas:

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa.

Seu Nerd!
Reza uma das lendas que a expressão NERD tem sido utilizada desde a segunda metade da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) para se referir a todo o aluno estudioso e dedicado ao extremo como sendo um estudante do tipo “knurd” , ou seja, o inverso de “drunk” (bêbado) satirizando a sobriedade excessiva desse tipo de colega.Outra versão se reporta aos técnicos (e outros gênios) de laboratório do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá (Northern Electric Research and Development) cuja sigla N.E.R.D destacava-se em caixa alta em seus crachás. Fica fácil imaginar o impacto de um grupo coeso de pessoas esquisitas e muito inteligentes andando para lá e para cá com o termo NERD alfinetado em seus jalecos.

A partir da década de 1960 o termo NERD foi amplamente difundido, principalmente em sua conotação pejorativa, geralmente aplicado àquelas pessoas esquisitas cuja inteligência muito acima da média os impedia de se relacionarem socialmente, além de serem evidentemente os estereótipos de pessoas desprovidas de atrativos físicos e dotadas de gosto duvidoso ou contrastante para literatura, moda, música, cinema e outros itens culturais.

Hoje o termo se amenizou e se diversificou principalmente com o advento da informática, surgindo um subtipo ou uma reclassificação como um “expert” também em informática, validando o termo “geek”, algo como um NERD high tec.

O termo que antes era usado como ofensa, hoje é usado para determinar uma boa personalidade, muita gente se orgulha de dizer que é nerd.

Lambda Lambda Lambda!
No Brasil, quando se fala em nerd, ou quando se pesquisa pelo termo na internet, a primeira coisa que aparece é o famoso site Jovem nerd, criado em 2002 por Alexandre Ottoni (O Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal). É até hoje o maior veículo de cultura nerd do país. O site abordando temas sobre entretenimento, em especial, cinema, séries de televisão, ficção científica, quadrinhos, games e tudo o que á de mais nerd.

Mas a principal atração, ou como eles mesmo dizem, o "carro chefe" do site Jovem nerd, é o sagrado Nerdcast, um programa em áudio semanal que aborda com humor e inteligência os mais variados temas, que vai de ciência e astronomia até gastronomia e música.

Além disso, eles tem uma explicação que eu acho muito boa sobre o quesito Nerd.

"Nerd é alguém que gosta de saber de tudo sobre algo, alguém que quando gosta de algum assunto, se aprofunda ao máximo sobre o assunto, isso é um nerd."

É isso, seja você mesmo, e goste do que você tem que gostar, nunca encarne uma personalidade que você não tem.
________________________________________________________________________________________________________________________